É o compressor que faz o fluido refrigerante circular através da tubulação, passando por vários componentes, dentre eles o evaporador e o condensador
O compressor do ar condicionado automotivo funciona de forma semelhante a um compressor de um refrigerador residencial, porém possui uma diferença fundamental pois não é movido pela eletricidade mas sim pela rotação do motor do veículo
Condensador
Logo que o fluido é expulso do compressor o mesmo está quente e em alta pressão por isso é necessário que passe pelo condensador
O fluído sai do compressor em forma gasosa, e dentro do condensador se tornará em líquido
Por isso o componente abaixo recebe o nome de condensador
O compressor do ar condicionado automotivo funciona de forma semelhante a um compressor de um refrigerador residencial, porém possui uma diferença fundamental pois não é movido pela eletricidade mas sim pela rotação do motor do veículo
Condensador
Logo que o fluido é expulso do compressor o mesmo está quente e em alta pressão por isso é necessário que passe pelo condensador
O fluído sai do compressor em forma gasosa, e dentro do condensador se tornará em líquido
Por isso o componente abaixo recebe o nome de condensador
No condensador, o fluido quente dissipa grande parte de seu calor no ambiente
Como o calor é muito, o condensador em si não á suficiente para dissipar toda essa energia térmica
Por isso faz-se necessária a presença de uma hélice, que em entre os mecânicos é chamada de ventoinha
Como o calor é muito, o condensador em si não á suficiente para dissipar toda essa energia térmica
Por isso faz-se necessária a presença de uma hélice, que em entre os mecânicos é chamada de ventoinha
A ventoinha é acionada de tempos em tempos e remove o ar da superfície do condensador, jogando o ar quente para fora do veículo
Alguns veículos utilizam duas ventoinhas sendo uma para o condicionador de ar e outra para o radiador do motor
Abaixo podemos ver um exemplo de ventinha dupla utilizada em alguns veículos
Alguns veículos utilizam duas ventoinhas sendo uma para o condicionador de ar e outra para o radiador do motor
Abaixo podemos ver um exemplo de ventinha dupla utilizada em alguns veículos
Cuidado: Estas ventoinhas podem ser acionadas automaticamente a qualquer momento, mesmo estando o veículo com a chave desligada
Válvula de expansãoA válvula de expansão é o componente responsável por reduzir a pressão do fluído
O tubo de orifício tem a mesma função da válvula de expansão, por isso veículos que possuem o tubo de orifício não possuem a válvula de expansão
Abaixo podemos ver uma amostra de diversos tubos de orifício
Apesar da válvula de expansão e o tubo de orifício terem a mesma função, existem diferenças nas formas como os mesmos atuam no sistema
Essas diferenças serão refletidas na forma como sistema é montado, sendo que sistemas com válvula de expansão utilizam filtro secador com reservatório de líquido e os veículos com tubo de orifício utilizam filtro secador do tipo acumulador
A posição dos filtros secadores no sistema também varia dependendo do fato do veículo utilizar válvula de expansão ou tubo de orifício
Depois de passar pela válvula de expansão ou tubo de orifício, o fluído vai para o evaporador
Evaporador
O evaporador é o componente responsável pelo resfriamento do ar que vai para dentro da cabine
Essas diferenças serão refletidas na forma como sistema é montado, sendo que sistemas com válvula de expansão utilizam filtro secador com reservatório de líquido e os veículos com tubo de orifício utilizam filtro secador do tipo acumulador
A posição dos filtros secadores no sistema também varia dependendo do fato do veículo utilizar válvula de expansão ou tubo de orifício
Depois de passar pela válvula de expansão ou tubo de orifício, o fluído vai para o evaporador
Evaporador
O evaporador é o componente responsável pelo resfriamento do ar que vai para dentro da cabine
Pelo fato do fluído frio passar por dentro do evaporador, suas paredes ficam frias
Como as superfícies do evaporador estão frias, este frio pode ser aproveitado de alguma forma
O frio do evaporador é então soprado para dentro da cabine do veículo por meio de um elemento chamado de soprador
O acionamento do soprador é feito pelo usuário do veículo através de botões no painel
Na verdade não é o frio que está sendo gerado, e sim o calor que está sempre sendo removido do meio
Como as superfícies do evaporador estão frias, este frio pode ser aproveitado de alguma forma
O frio do evaporador é então soprado para dentro da cabine do veículo por meio de um elemento chamado de soprador
O acionamento do soprador é feito pelo usuário do veículo através de botões no painel
Na verdade não é o frio que está sendo gerado, e sim o calor que está sempre sendo removido do meio
Pelo fato do fluído ter recebido calor externo, esse se evapora e deve sair do evaporador no estado gasoso
Filtros secadores
O filtro secador tem um papel importante no sistema de refrigeração pois tem a função manter o sistema livre de possível umidade, bem como absorver também partículas que se desprendem do sistema
Por isso o filtro secador é colocado na tubulação de forma que o fluído passe por dentro do mesmo
Entretanto devemos observar que em um sistema automotivo existem dois tipos de filtros secador, sendo um do tipo reservatório de líquido e outro do tipo acumulador
O filtro secador do tipo acumulador fica depois do evaporador e tem a função de acumular o líquido mas de forma que esse somente seja liberado em forma de vapor para se enviado de volta ao compressor
Note que ambos os filtros tem função secadora, porém tem funções completamente opostas na forma que ambos lidam com estado do fluído
O fato de um veículo utilizar reservatório de líquido ou acumulador está diretamente ligado ao fato do veículo possuir válvula de expansão ou tubo de orifício
Estudaremos esses filtros em detalhes em como estes atuam e estão ligados aos diferentes mecanismos de expansão durante o curso
Até a próxima aula