quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Renault Clio 1.0 16V: motor morre derrepente

DEFEITO: Este Clio 1.0 16V (IAW 5NR) funcionava normalmente, sendo que do nada o motor apagava e quando ligávamos o carro novamente, as vezes o motor não acelerava. (mais…) 

0tweets retwee t
DEFEITO: Este Clio 1.0 16V  (IAW 5NR) funcionava normalmente, sendo que do nada o motor apagava e quando ligávamos o carro novamente, as vezes o motor não acelerava.
CAUSA: Iniciamos os testes com o sistema elétrico, conferindo principalmente a alimentação da central e o aterramento (massa), mas não foi encontrado nenhum problema. Partimos então para o rastreamento do sistema de injeção eletrônica e d foi detectado algumas avarias, todas correspondentes ao corpo da borboleta (drive by wire) o que nos deixou com algumas duvidas.
Por já ter tido algumas experiências com este tipo  de defeito principalmente em carros de montadoras francesas como a Renault, nós partimos para uma analise do sensor de rotação que neste carros vem causando muitos problemas parecidos pelo fato desta peça  apresentar uma resistência muito baixa.
Ao monitorarmos o funcionamento do sensor notamos que quando havia uma falha no motor ou o mesmo morria era sempre por causa de uma falta dos sinal de rotação.

Sensor de rotação do clio 1.0 16v
SOLUÇÃO: Fizemos a troca do sensor e o defeito desapareceu.
Existe alguns mecânicos que fazem a limpeza deste sensor, mas Eu aconselho a troca do mesmo pois somente o procedimento de limpeza não da garantias de que o problema foi solucionado.
Já o fato de ocorrer gravações de avarias no corpo da borboleta é simples, quando à falta do sinal rotação por períodos rápidos   a unidade de comando acaba perdendo a referencia do posicionamento da borboleta o que causa a gravação de alguns erros, o que se deve fazer nestes casos é não se precipitar na troca desta peça e sim insistir com mais alguns testes é claro.
Código do sensor de rotação: 
Original: 7700101969, 7700875184B
DPL: 8184B


Nenhum comentário:

Postar um comentário