quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

GM Astra 1.8 8V MPFI: Consumo elevado e luz de anomalias acesa

DEFEITO: Este Astra 1.8 com sistema de injeção eletrônica (Motronic 1.5.5) estava com um consumo alto de combustível e  com a luz de injeção acendendo. (mais…) 


DEFEITO: Este Astra 1.8 com sistema de injeção eletrônica (Motronic 1.5.5) estava com um consumo alto de combustível e  com a luz de injeção acendendo.
CAUSA: Iniciamos os testes fazendo o rastreamento com scanner, e foi identificado uma avaria na sonda lambda. Partimos então para as medições especificas no sensor e logo notamos que o mesmo estava enviando um sinal de resposta confuso.
Ao retirarmos a sonda lambda para fazer uma analise visual, tivemos uma enorme dificuldade para desenrosca-lo da descarga. Isto nos causou algumas duvidas sobre o aterramento da sonda lambda que no caso deste motor de 8 válvulas e feito direto no escapamento, ao testarmos a massa com o multímetros vimos que o escapamento assim como o local onde vai encaixada o sensor de oxigênio estavam com uma altíssima resistência, o que prejudica muito o funcionamento da peça.
SOLUÇÃO: Fizemos a limpeza do alojamento da sonda lambda e de todo o sistema de aterramento do motor, dando uma atenção especial para a descarga, após feito isso o funcionamento voltou ao normal.
Este tipo de defeito e super comum em motores que fazem uso de sonda lambda de apenas um fio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário