quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

GM Montana 1.8 Flex 2005: Dificuldade de pegar quando o motor esta frio

DEFEITO: Esta Montana 1.8 flex (Multec H) tinha muita dificuldade de entrar em funcionamento pela manha, ou seja, quando o motor estava totalmente frio, sendo que dava a impressão do motor esta afogando e quando o motor pegava sai muita fumaça pela descarga. (mais…) 

DEFEITO: Esta Montana 1.8 flex  (Multec H) tinha muita dificuldade de entrar em funcionamento pela manha, ou seja, quando o motor estava totalmente frio, sendo que dava a impressão do motor esta afogando e quando o motor pegava sai muita fumaça pela descarga.
CAUSA: Com o motor ainda quente fizemos o rastreamento do sistema de injeção eletrônica  para verificar se o sensor de temperatura da água estava enviando um sinal correto, ao verificarmos que o mesmo estava normal, partimos para os outros testes como teste da alimentação de combustível, no sistema de ignição e testes elétricos dos sensores, todos estes sem encontrar nenhum problema.
Como o defeito ocorria somente com o motor frio, pedimos ao cliente que deixasse o carro na oficina para que pudéssemos analizar o mesmo na manha seguinte. No outro dia antes de funcionarmos o carro deixamos o rastreador e o manômetro (aparelho para testar bomba de combustível) ligado para que  pegássemos qualquer erro que acontecesse. Ao darmos partida vimos realmente o que acontecia com o carro, conferimos no scanner e notamos que a relação ar/combustível indicada pelo aparelho não condizia com o fornecido pelo cliente, pois o dono do carro nos informou que só abastecia o carro com gasolina o que deveria deixar uma relação ar/combustível o mais próximo de 13/1 sendo que neste caso estava a 6,3/1, ou seja, uma leitura completamente equivocada.
SOLUÇÃO: Com o uso do scanner refizemos a programação da relação Ar/Combustível regulando a mesma para gasolina, desta forma o carro deu partida na hora e o problema não se repetiu.
Este tipo defeito é bem comum nos carros flex, por isso de uma atenção especial nesta dica quando o problema for uma dificuldade somente na primeira partida do dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário