sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Cuidados com a saúde!

Filtro de cabine:

Na cidade de SANTA INES, a quantidade de partículas suspensas  no ar que respiramos (poluição) é muito grande, principalmente quando estamos em um engarrafamento com ônibus e caminhões do nosso lado.
O filtro de cabine serve para reter estas partículas antes que entrem na cabine do veículo e depois em nossos pulmões.
Ele precisa ser trocado periodicamente pois perde eficiência quando fica saturado, podendo bloquear quase totalmente a ventilação do carro.
 
Por que os fungos e bactérias infestam o sistema do ar condicionado?

Com o ar condicionado ligado a umidade do ar condensa-se na superfície do evaporador, que é a peça responsável pelo resfriamento do ar, da mesma maneira que acontece com uma garrafa de bebida gelada (que fica "suada"). Quando desligamos o aparelho, o evaporador esquenta, e se estiver sujo o ambiente fica muito propício ao desenvolvimento de fungos e bactérias (calor + umidade + sujeira).
Veja abaixo um exemplo de evaporador em péssimas condições retirado do carro de um cliente. Lembre-se que por esta peça passa o ar que depois respiramos dentro da cabine do veículo!
 
Tabaco:

Este é um grande problema para o ar condicionado dos automóveis pois a fumaça do cigarro ao passar pelo evaporador úmido deixa um cheiro quase insuportável para os passageiros.
A única solução para este problema é retirar a peça, levá-la até a bancada e fazer uma lavagem com um produto especial para a limpeza de evaporadores, serviço este que envolve um certo tempo de mão-de-obra e conseqüentemente tem um custo maior.
Nossa recomendação é, antes de mais nada, que você não fume!
Mas caso queira fumar no seu veículo, evite fazer isto com o carro fechado e o ar condicionado ligado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário